Aquecedor a Gás ou Elétrico? Qual o Melhor?

Pensando em instalar um aquecedor? Se você está naquele momento antes de escolher um aquecedor, provavelmente está avaliando se deseja comprar um aquecedor elétrico ou um aquecedor a gás.

Ao escolher um aquecedor,devemos considerar vários aspectos: Temos a possibilidade de instalar gás natural, gás butano ou gás propano ou temos apenas uma instalação elétrica? A instalação que temos pode nos fazer optar por uma ou outra,embora outros tipos de considerações, como o consumo de água quente que costumamos fazer em casa, o número de pessoas, as necessidades, também sejam aspectos a serem levados em consideração. ao escolher um aquecedor agás ou aquecedor elétrico.

aquecedor_a_gas

Portanto, neste artigo, queremos fazer uma comparação entre os dois tipos de aquecedores,resumindo suas principais características, para que você possa escolher o aquecedor que melhor lhe convier:

Talvez a primeira consideração a considerar seja o que é um aquecedor e para que serve . Um aquecedor é um produto de aquecimento que é usado para a produção de água quente e pode ser, dependendo do tipo de combustível usado: aquecedores elétricos ou aquecedores de água a gás. Sua principal função é o aquecimento de água quente. Aquecedores elétricos possuem resistores elétricos para a produção de água quente e gás, pelo contrário, através do trocador de calor.

Aquecedores elétricos

As principais vantagens desse tipo de aquecedor são que eles requerem apenas uma tomada elétrica para operar, portanto, em áreas onde não há suprimento de gás ou não é hora de iniciar as obras para que a entrada de gás chegue à casa. O aquecedor elétrico é uma boa opção para garantir conforto em água quente.

Segurança e Manutenção

O não uso de combustíveis fósseis resulta em sistemas seguros de produção de água quente,sem possibilidade de vazamento ou acidentes indesejados. Também por esse motivo, eles não precisam de muita manutenção ou passam por inspeções e inspeções às quais os aparelhos a gás estão sujeitos.

Eficiência energética

A evolução desse tipo de equipamento tem sido notável nos últimos anos e os principais fabricantes de aquecedores elétricos fornecem produtos eficientes, com classificações de energia tipo A, que garantem um suprimento ilimitado de água quente com baixo consumo de energia. Funções como a escolha da temperatura da água quente nos ajudarão a tornar o aquecedor mais eficiente. Uma temperatura de 40 graus na água quente é muitas vezes maisque suficiente para garantir conforto nesta área.

Versátil e funcional

Lembre-se de que o aquecedor elétrico possui diferentes modos de operação para se adaptar ao consumo que fazemos em casa com água quente. Também a capacidade em litros do aquecedor e a potência são aspectos a serem considerados ao escolher um aquecedor ou outro.

Uma desvantagem dos aquecedores elétricos é que, quando eles estão permanentemente conectados à rede e ocorrem picos de consumo, o consumo de eletricidade pode ser aumentado. A água quente sanitária é um dos custos mais altos de energia de uma casa e, nesse sentido, optar por produtos eficientes e baixo consumo de energia é essencial para manter um consumo de energia mais moderado.

Aquecedores a gás

Antes de tudo, para sua instalação, é necessária disponibilidade para fornecer gás, seja gás butano,gás propano ou gás natural. Esse tipo de aquecedor possui uma operação mais eficiente que permite economia de energia e, portanto, economia significativa em relação ao uso de um aquecedor elétrico. Nesta seção,destacaremos alguns dos recursos mais importantes que você deve ter em mente se optar por um aquecedor a gás.

Os aquecedores agás usam gás para aquecer a água que será consumida, de modo que, como a água é aquecida e a tecnologia usada, é crucial escolher um aquecedor a gás eficiente.

Aquecedores impermeáveis

O Regulamento de Instalações Térmicas em Edifícios (RITE) estabelece que é obrigatório instalar aquecedores à prova d’água em novas construções,acrescentando excepcionalmente a instalação de aquecedores atmosféricos de até 14 L / m em caso de substituição em todo o território nacional, exceto na Comunidade de Madri , onde é obrigatório que todos os aquecedores a gás sejam à prova d’água, independentemente de sua capacidade na nova construção e substituição de aparelhos.

Tanto as caldeiras quanto os aquecedores devem ser estanques para garantir que a combustão ocorra em uma área do aquecedor estanque à sala em que está localizado e, portanto, nenhum vazamento.

Quanto à instalação, eles precisam de uma evacuação correta dos gases com base no RITE, por isso recomendamos sempre o uso de um instalador credenciado.

Aquecedores termostáticos a gás

A característica”termostática” está relacionada à temperatura da água e à possibilidade de controlá-la com precisão. Dessa forma, poder selecionar automaticamente os graus de temperatura nos quais queremos que o aquecedor opere produz uma operação muito mais eficiente e reduz o consumo de energia.

Aquecedores a gás de condensação

Se o aquecedor também usar tecnologia de condensação, isso significa que, como caldeiras de condensação, esses tipos de aquecedores reutilizam a energia liberada durante a combustão para aquecer a água, portanto, eles também são aquecedores a gás mais eficientes.

Controle wifi

Os aquecedores agás de última geração incorporam funções de conectividade, para que seja possível controlar melhor o consumo e a operação do aquecedor.

Energia renovável

A possibilidade de conexão com outras energias renováveis, como energia aerotérmica ou energia solar térmica (coletores solares), reduz o consumo de energia e as emissões de CO2.

Economia na conta de gás

Todas essas características influenciam o consumo de energia do dispositivo, que em muitos casos pode ser reduzido entre 20 e 30% na conta. Sem dúvida, preste atenção à etiqueta energética que o informará sobre o consumo do dispositivo e a classificação energética, que indica a eficiência energética do dispositivo. Além disso, eles não estão sujeitos a flutuações nas mudanças nos preços da eletricidade

Instalação por profissional credenciado

Como é um aparelho a gás, a manutenção deve ser realizada de acordo com os regulamentos atuais nesta área e com as recomendações gerais do fabricante. Também por esse motivo, os aquecedores a gás devem sempre ser um instalador por um profissional credenciado que garanta a instalação, comissionamento e desempenho adequados do aquecedor.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *