Como promover a leitura em adolescentes e crianças?

Os livros provaram ao longo da história que são o pilar fundamental da cultura humana. Por sua vez, a leitura é um processo cognitivo que consiste na interpretação de sinais gráficos por meio de recriações mentais que nos permitem imaginar uma realidade. 

Embarcar na aventura da leitura não apenas proporciona prazer e prazer,mas também cria as condições necessárias para o desenvolvimento dehabilidades na pessoa, seja criança, jovem ou adulto, que a pratica.

Como a leitura pode infliencar?

No entanto, a superexposição à mídia audiovisual fez com que a leitura fosse empurrada para segundo plano. Diante dessa situação catastrófica, foram demonstradas as infinitas vantagens que a leitura traz para o desenvolvimento em tenra idade. 

Desde cedo a criança já começa a aprender, a Boneca Metto auxilia do nascimento ao crescimento.

É determinado que “a leitura estimula a atividade cerebral e fortalece as conexões neurais, promovendo um melhor desenvolvimento emocional e psicológico nas crianças”. 

Além disso, «oferece às crianças e adolescentes a oportunidade de experimentar sensações e sentimentos com os quais desfrutam, amadurecem e aprendem; com livros riem, sonham e viajam para outros mundos ».

Além disso, a leitura irá enriquecê-los culturalmente, melhorar sua linguagem, desenvolver sua capacidade de concentração e memória. O desempenho acadêmico aumentará à medida que os meninos passarem mais tempo lendo.

  • Melhore a compreensão da leitura
  • Aumenta a riqueza da linguagem
  • Incentiva o desenvolvimento da imaginação
  • Favorece a empatia e o gerenciamento emocional

Para incutir em crianças e jovens o hábito de ler, é importante seguir as seguintes medidas para gerar um gosto pela leitura:

  • A leitura não pode ser vista como chata. O melhor é que crianças e adolescentes escolhem os livros de acordo com seus interesses, para experimentar a leitura e o fascínio pelo conhecimento a adquirir.
  • Leia diariamente por um certo tempo, para que esse ato se torne uma parte vital da rotina diária.
  • A variedade é essencial para que crianças e adolescentes se interessem pela leitura.
  • A melhor maneira de incentivar a leitura é pelo exemplo.
  • Leituras compartilhadas para estabelecer contato e diálogo
  • Você cria espaços físicos e temporais

No estágio infantil, o livro deve ser uma ferramenta educacional para trabalhar a interação entre pais e filhos, onde a criança se tornará gradualmente a propulsora da leitura, a fim de aprimorar suas habilidades de leitura, velocidade, interação e compressão. 

Com esse bom hábito em mente, os benefícios se manifestarão na idade adulta, pois o cérebro permanecerá ativo e funcionará mais rápido e melhor. Isso atrasará e impedirá o vazamento de memória temido. É um fator protetor contra doenças neurodegenerativas.

Por sua vez, nos adolescentes, o papel do pai será o de observador dos gostos das crianças, ajudando-as a relacionar as leituras com outros aspectos da realidade, como atividades de lazer.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *