Descolamento de Retina, e agora? Confira as principais doenças de retina

Localizada na chamada “área nobre” do olho, a retina reveste a superfície interior do globo ocular, tendo como principal função transcrever os fluxos luminosos para o cérebro, convertendo-o em imagem.

Por causa de sua importância na formação de imagens, qualquer condição que afete ela ou a mácula, localizada no centro da retina, pode ser extremamente prejudicial para a visão, podendo levar até mesmo a uma cegueira irreversível.

Principais doenças da Retina

Entre as principais doenças na área, a mais comum é o descolamento de retina, no qual essa parte de solta do globo ocular, causando flashes de luz, vista embaçada, moscas volantes e causando perda progressiva na visão, podendo cegar se não for tratada a tempo.

Moscas volantes, inclusive, é outra doença relacionada à retina, sendo manchas, nuvens ou pontos que aparecem na visão, sendo causadas por condições como descolamento vítreo, cirurgia de catarata, inflamações e miopia.

Ainda é possível adquirir uma condição na retina por falta de controle da Diabetes, caso da Retinopatia Diabética, condição que causa hemorragia dos vasos sanguíneos e criando neovasos locais, que podem vazar ouse romper.

Quando as condições são relacionadas a macula, a visão central é interferida, sendo responsável por 90% de tudo que enxergamos.

Uma das principais condições na mácula é a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), condição no qual há um desgaste natural da mácula, podendo evoluir para a formação de vasos sanguíneos anormais na fase úmida.

Outra doença comum de mácula é o buraco macular, furo no local que causa dificuldades na visão de longa distância, na leitura e a formação de uma mancha acinzentada no centro da visão.

Recentemente um amigo sofreu do descolamento de retina e teve que ser operado às pressas por um médico especialista em tratamentos de retina em Curitiba. As condições de retina e de mácula podem ser tratadas, em Curitiba, com o Dr. Alexandre Grandinetti, oftalmologista com mais de 15 anos de experiência, que participa ativamente de palestras e congressos nacionais e internacionais sobre retina e mácula. Clique para saber mais sobre o Dr. Alexandre: cirurgia de retina curitiba

O médico é referência na cidade em tratamentos de casos complicados, atendendo no seguinte endereço: Coronel Dulcídio, 199 Batel – Curitiba PR.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *